“A sessão de encerramento da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania será dinamizada pelo Professor Augusto Mateus, coordenador da equipa que elaborou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Setúbal 2026, com apresentação do tema “De Setúbal para o Mundo” onde apresentará as grandes linhas de ação estratégicas para o Município de Setúbal.
O Professor Augusto Mateus é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduado pela Universidade de Paris em Economia Internacional e Economia dos Recursos Humanos.
Professor Catedrático convidado do ISEG, onde lecionou entre 1972 e 2014, com responsabilidades docentes na área da Política Económica e Política Industrial e Competitividade, ao nível das licenciaturas e dos mestrados. Professor em Mestrados e cursos de pós graduação, no quadro de colaborações com outras instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro.
Consultor de várias instituições e agências, nacionais e internacionais, e editor e membro de diversos conselhos editoriais de publicações técnicas especializadas, nacionais e estrangeiras, possui obra relevante obra relevante nos domínios da política económica, da política industrial e competitividade, da análise de conjuntura, da economia internacional, europeia e portuguesa, entre outros.
Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria e de Ministro da Economia entre 1995 e 1997.
Investigador e coordenador de múltiplos estudos nas áreas da prospetiva e análise macroeconómica, I&D e inovação, competitividade e estratégias empresariais, regiões, política de cidades e estratégias territoriais, infraestruturas, estratégias de eficiência coletiva, consumo, concorrência e distribuição, gestão pública e avaliação de programas e políticas públicas. Destacam-se enquanto áreas de experiência setorial relevantes: têxtil, vestuário e calçado, metalurgia e metalomecânica, automóvel, cultura e economia criativa, consumo e distribuição, saúde e indústria farmacêutica, habitat (cerâmica, construção, mobiliário).