II Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania
EN
PT
21 FEVEREIRO 2019
Oferta de 50% de desconto na
subscrição do Crisis Response Journal
O parceiro da ICRSC 2019 - Crisis Response Journal oferece 50% de desconto para todos os participantes da ICRSC 2019 que queiram subscrever a sua edição on-line: http://www.crisis-response.com/.
Para a receção do código de promoção por favor contactar o endereço icrsc2019@smpcb.pt
15 FEVEREIRO 2019
Alargamento do prazo
para submissão de resumos
Devido a problemas técnicos, alguns autores não conseguiram fazer corretamente a submissão dos seus artigos. Por esse motivo, alargámos o prazo de submissão até ao dia 20 de Fevereiro. Pedimos a todos os autores que enfrentaram alguma dificuldade no processo de submissão, que enviem o seu artigo para o endereço de email: smpc@mun-setubal.pt.
03 FEVEREIRO 2019
De Setúbal para o Mundo
– Sessão de Encerramento
“A sessão de encerramento da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania será dinamizada pelo Professor Augusto Mateus, coordenador da equipa que elaborou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Setúbal 2026, com apresentação do tema “De Setúbal para o Mundo” onde apresentará as grandes linhas de ação estratégicas para o Município de Setúbal.
O Professor Augusto Mateus é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduado pela Universidade de Paris em Economia Internacional e Economia dos Recursos Humanos.
Professor Catedrático convidado do ISEG, onde lecionou entre 1972 e 2014, com responsabilidades docentes na área da Política Económica e Política Industrial e Competitividade, ao nível das licenciaturas e dos mestrados. Professor em Mestrados e cursos de pós graduação, no quadro de colaborações com outras instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro.
Consultor de várias instituições e agências, nacionais e internacionais, e editor e membro de diversos conselhos editoriais de publicações técnicas especializadas, nacionais e estrangeiras, possui obra relevante obra relevante nos domínios da política económica, da política industrial e competitividade, da análise de conjuntura, da economia internacional, europeia e portuguesa, entre outros.
Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria e de Ministro da Economia entre 1995 e 1997.
Investigador e coordenador de múltiplos estudos nas áreas da prospetiva e análise macroeconómica, I&D e inovação, competitividade e estratégias empresariais, regiões, política de cidades e estratégias territoriais, infraestruturas, estratégias de eficiência coletiva, consumo, concorrência e distribuição, gestão pública e avaliação de programas e políticas públicas. Destacam-se enquanto áreas de experiência setorial relevantes: têxtil, vestuário e calçado, metalurgia e metalomecânica, automóvel, cultura e economia criativa, consumo e distribuição, saúde e indústria farmacêutica, habitat (cerâmica, construção, mobiliário).
26 JANEIRO 2019
Confirmada a presença de Hitomi Kubo da Unidade de Segurança Humana das Nações Unidas
Na 2.ª edição da ICRSC 2019, a Unidade de Segurança Humana das Nações Unidas será representada pela Sr.ª Hitomi Kubo.
A Sr.ª Hitomi é especialista em políticas e práticas de segurança humana, focalizando-se nas respostas interdisciplinares face a desafios críticos globais com desenvolvimento de quadros de cooperação que colocam as pessoas no centro da análise. Foi membro da faculdade no Mestrado de Assuntos Públicos, na Universidade de Ciências Políticas da cidade de Paris onde, entre 2007-2012, foi Co-diretora do Curso "Concentration in Human Security".
É consultora regular em Fundos, Programas e Agências das Nações Unidas bem como de outras organizações nacionais e internacionais de gestão de crises em Segurança Humana.
3 OUTUBRO 2018
Participação na mesa redonda inaugural,
da equipa internacional do Projeto CUIDAR
Integrada na sessão de abertura da 2.ª Edição da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, desenvolve-se uma mesa redonda inaugural dedicada à difusão do Projeto Europeu “CUIDAR”, com a participação dos investigadores Maggie Mort da Universidade de Lancaster, Israel Rodriguez-Girault da Universidade Aberta da Catalunha e Anna Grisi da organização Save the Children Italia, que pretendeu contribuir para o estudo do aumento da resiliência das crianças, dos jovens e das sociedades urbanas às catástrofes e permitir que os profissionais de resposta a emergências vão ao encontro das necessidades das crianças e jovens de forma mais eficaz.
Os objetivos do projeto foram:
  • Compreender melhor a perceção de risco, as necessidades e as capacidades das crianças e dos jovens nas sociedades urbanas em relação às catástrofes.
  • Fortalecer a compreensão das crianças em relação às emergências e às ações que podem desenvolver para se prepararem, para prepararem as suas famílias e as suas comunidades.
  • Aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre as necessidades das crianças e dos jovens em situações de catástrofe entre os profissionais de resposta a emergências e entre os decisores políticos.
  • Estimular uma comunicação mais eficaz entre os profissionais de resposta a emergências, as crianças e os jovens em contexto urbano.
  • Melhorar a estrutura de gestão de catástrofes, as políticas e as práticas, de forma a integrar as necessidades particulares das crianças e jovens quando envolvidas em situações de catástrofes urbanas.
16 SETEMBRO 2018
Participação do Professor Doutor Fernando
Carvalho Rodrigues
Em analogia à “Árvore do Conhecimento” proposta por Denis Diderot e Jean le Rond D´Alembert, a Comissão Organizadora da ICRSC 2019 convidou o Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues para abordar e desenvolver o tema da taxonomia de risco com elaboração de uma (nova) abordagem.
O Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues é professor Jubilado de Ciência do IADE - Instituto de Arte, Design e Empresa, membro da Academia Nacional de Ciências Lisboa e da Academia de Marinha, bem como da Sociedade Internacional de Astronáutica. Membro Honorário da Associação Nacional dos Óticos, bem como da União Profissional dos Óticos-Optometristas.
Na década de oitenta, com um consórcio de empresas, projetou e orientou SATCART, um Programa de Detecção Remota da NATO. Por essa altura, foi capaz reunir diferentes investidores industriais e constituiu uma equipa multidisciplinar para projectar, construir e lançar com sucesso o primeiro satélite Português (Po-Sat1) (1993). Foi um dos fundadores da EID-Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Electrónica em 1983 (no presente é da Rhode & Schwarz).
A desindustrialização do País acentuada a partir de 1992, e os seus interesses principais de investigação em vários aspetos dos sistemas orientá-lo-iam para o Programa Científico da NATO, tanto na Divisão da Ciência pela Paz como da Divisão de Desafios de Segurança Emergentes (1999), onde promoveu programas e projetos em que os sistemas Humanos e Máquinas interagem, e concretizou, em muitas áreas do conhecimento científico, um conjunto de ideias para além das fronteiras do que era então sabido tendo-se tornado conhecido por conceber e projectar um programa de deteção de explosivos que mais tarde seria conhecido como Standex, envolvendo países da NATO e a Rússia, baseado na integração do sistemas complexos (2007).
7 SETEMBRO 2018
O Professor Doutor Carlos Câmara confirma
a sua presença na conferência
Numa perspetiva de contributo para o pensamento sobre quais os futuros desafios que impendem sobre o Clima, o Homem e a Natureza, a Comissão Organizadora da ICRSC 2019 endereçou o convite ao Professor Doutor Carlos Câmara, licenciado em Geofísica com Doutoramento em Filosofia, para desenvolvimento do tema.
O Professor Doutor Carlos Câmara possui uma importante carreira profissional e académica podendo consultar-se o seu currículo em: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/perfil/cdcamara
 
Web Design by Paulo Oliveira & Programming by Duarte Vasa